quarta-feira, 5 de abril de 2017

Apresentação

O que é uma escola do século 21?
Para ler a matéria clique no link  Nova Escola

Mobilizar - principais ideias:

Produção de conteúdo-autoria - passa por mudanças - forma linear para (TDI) não linear.

Distribuição da informação -   Web 1.0 - Produtor --> consumidor
                                               (Site estático sem interatividade com leitores)
                                               Web 2.0 - Produtor-consumidor --> consumidor-produtor
                                               (Interatividade - leitor também pode comentar - exemplo blog)
                                               Web 3.0 - Semântica
                                               (Além de interação, as páginas são personalizadas de acordo
                                                 com perfil do leitor.)

Tecnologias digitais estão na vida de todos  - E como elas estão na sala de aula?

Tem sentido ensinar da mesma maneira?

 As pessoas são diferentes das pessoas de décadas passadas, tiveram modo de vida mudado, maneira de pensar transformada, referenciais substituídos, são perfis diferentes, mas por que a maneira de ensinar continua a mesma,  se a forma de aprender mudou tanto?

Reflexões:

Ouvir - maneira de aprender - tradições eram passadas de geração a geração por narrativas orais, o rádio popularizou-se. (aula em que o professor fala e os alunos ouvem)

Ver
- a humanidade desenvolveu novas formas de ensinar: contar histórias através de dramatizações, aperfeiçoou pinturas, desenhos, a fotografia passou a ser uma forma de memória visual, o jornal,  o livro didático ilustrado, o livro didático colorido,  o cinema, a TV passaram a nos contar histórias.(Professor usa slides, filmes para colaborar com seu discurso)

Fazer -
Aluno participa da aula de forma ativa, resolvendo problemas, apresentando sugestões de solução, faz projetos em grupo, não depende do professor para aprender ou da escola, ele é orientado a aprender a estudar, o professor ensina o que ler, o quer ver, como fazer, por que fazer ou não, até que o aluno possa fazer suas próprias escolhas. A escola, o professor são guias, tutores, curadores do conhecimento, auxiliam durante o processo, ensinando a conviver, respeitar as diferenças, colaborar, ensina ética, ensina a enxergar o outro como parte de si mesmo e todos como um só "time". Ensina a amar e a receber amor, ensina a ser tolerante e a lidar com frustrações, ensina que estamos todos conectados de uma forma ou de outra e o que atinge um pode atingir todos, entre outras coisas. (Professor ... como ensina? Você pode fazer a diferença.)

Não vamos ser radicais, fiz uma reflexão síntese, a grosso modo, claro que temos exceção, que temos professores que fazem debates, trabalhos em grupo, outras atividades bem diferentes para ensinar, mas essa é a realidade do todo?

O que você pensa sobre isso?

Ajude-me a enxergar seu ponto de vista! Defenda suas ideias!

Inovações Educacionais precisam de:

-Mudanças sociais no uso da tecnologia;
-avanços nas metodologias;
-conhecer o perfil dos alunos atuais;
-Formação para vida e empregabilidade.
-Desenvolvimento de habilidades do século 21:

criatividade       comunicação    colaboração      pensamento crítico        resolver problemas  

proficiência técnica               consciência global



Novo quadro,  novas questões:

NATIVO DIGITAL     X      IMIGRANTE DIGITAL

Cuidado: Empregar novas tecnologias não implica:
- Substituir o professor;
- Sucesso no processo ensino-aprendizagem.

Para que essa inovação dê certo é necessário que os envolvidos no processo estejam abertos para novas maneiras de ensinar e aprender e  domínio das competências digitais.


Afinal, o que significa inovar na educação?









Nenhum comentário:

Postar um comentário